SERVIÇOS PSICOLÓGICOS

Para todas as fases da vida!
# Orientação Vocacional
# Psicoterapia Breve
# Psicodiagnóstico
# Avaliação Neuropsicológica
# Reabilitação Neuropsicológica
# Estimulação Cognitiva

Maque sua
1° consulta!!
Linha Terapeutica
As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias. “A abordagem teórica é a descrição da visão de homem de determinado teórico, e as técnicas psicoterapêuticas são as ferramentas que o psicólogo utiliza para compreender a pessoa e para auxiliá-la em sua busca”.
Todas as linhas terapeuticas, em comum, buscam o bem estar psiquico daqueles que o procuram!
Psicoterapia: Cognitivo Comportamental
Abrange métodos específicos e não-específicos (com relação aos transtornos mentais) que, com base em comprovado saber específico sobre os diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

ADOLESCENTES
A busca por uma identidade única é um dos problemas que adolescentes frequentemente encaram, desafiando autoridades e regras como um caminho para se estabelecerem como indivíduos.
Nesse estágio, desportistas e artistas (entre outros) servem como modelos de comportamento e, por esta razão, suas atitudes são bastante criticadas pela sociedade, como numa forma de controle de seus efeitos. Isto não significa, entretanto, que a criação adequada, por pais ou outros tutores, e uma vida inspirada sejam contradições, mas discute-se o quando uma deve ceder lugar à outra.
A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico, frequentemente causa certa susceptibilidade à instabilidade emocional que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, distúrbios alimentares e problemas sociais.

ADULTOS
O objetivo da psicoterapia com adultos é dar foco no que está sendo feito, pensado e sentido no momento, em diversos universos, como: profissional, sentimental, familiar, relacionamentos em geral, etc.
Dessa forma, o papel do terapeuta é ajudar o cliente a sair de sua maneira habitual de pensar, para que possa perceber a diferença entre o que está de fato sendo entendido e sentido hoje e o que é um resíduo do passado.Então, o sintoma (depressão, pânico, ansiedade, compulsão ou gastrite, entre outros) vai sendo entendido como um “sinal” do organismo, que poderá ser compreendido e usado na busca da autorregulação mais saudável.

FAMILIAR
O objetivo da terapia familiar é trabalhar as mudanças no funcionamento da dinâmica familiar, mudando comportamentos e processos dentro dessa estrutura que a própria família criou.
Todas as famílias possuem tendências para saúde e para doença, a questão é que cada família tem sua forma de se comunicar e de agir quando estão em situações de crise e afetividades.

CASAIS
O objetivo da terapia de casal é trabalhar as mudanças da dinâmica do casal, mudando comportamentos e processos dentro da relação.
Muito semelhante à terapia familiar, a terapia de casal é feito sempre com a presença dos dois, não podendo ser atendidos separadamente.

Avaliação Neuropsicológica
É um procedimento que avalia as funções cognitivas e emocionais do indivíduo, com o objetivo de verificar tanto algum comprometimento neurológico quanto às áreas mais preservadas do cérebro.
Avalia memória, atenção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, humor, entre outros e auxilia no diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas.
A importância da Avaliação Neuropsicológica é contribuir para planejamento do tratamento e no companhamento da evolução do quadro em relação aos medicamentos, cirurgias e reabilitações. É diferente da avaliação psicológica, pois toma como ponto de partida o cérebro para depois relacionar com as manifestações do comportamento.

Reabilitação Neuropsicológica
Uma vez analisada as áreas deficitárias através da avaliação neuropsicológica, inicia-se a reabilitação neuropsicológica: um processo que compensa ou reduz o impacto nas funções cognitivas e habilidades sociais afetadas, resultantes ou não de doenças neurológicas.
Por meio do ensino de métodos compensatórios, aprendizagem de novas habilidades e a adaptação às perdas, promove ao indivíduo sua recuperação ao nível máximo possível de adaptação física, psicológica e social, melhorando a qualidade de vida do sujeito e familiares.

Estimulação Cognitiva
Exercício mental para uma vida mais plena, que potencializa o cérebro e agilidade de raciocínio. Tem como objetivo desenvolver atividades para melhorar as funções cognitivas e a qualidade de vida.

Realidade Virtual para Tratamento das Fobias
O uso de Realidade Virtual para tratamento de fobias é associado a Terapia Cognitivo Comportamental.
Casos de fobias, medos ou ansiedade que podem ser tratados com a Realidade Virtual:
-
Síndrome do Pânico
-
Medo de voar
-
Medo de injeções e agulhas
-
Medo de animais
-
Medo de dirigir
-
Medo de falar em público
-
Agorafobia
-
Medo do escuro
-
Claustrofobia
-
TOC
-
Ansiedade
-
Ansiedade antes de exames/provas