
Voltar: Conheça +
Ir para Página inicial
Como é a 1° sessão de psicoterapia?
Você está prestes a ir na sua primeira sessão de psicoterapia?
Seja qual for a razão para procurar ajuda , você estará mais à vontade e obter melhores resultados se souber o que esperar.
Em sua primeira sessão, o terapeuta geralmente vai lhe fazer algumas perguntas sobre você e sua vida. Estas informações vão ajudá-lo a fazer uma avaliação inicial de sua situação.
As perguntas que ele pode fazer incluem:
Por que você procurou a terapia?
Pode ser que uma questão em particular o levou a procurar aconselhamento, pode ser que tenham sido várias.
De qualquer forma, é importante que o terapeuta entenda o mundo pelos seus olhos e isso pode começar a partir de situações simples do seu cotidiano antes que se possa chegar às questões mais profundas.
Qual é sua história pessoal e qual é a situação atual?
O terapeuta irá fazer uma série de perguntas sobre sua vida. Por exemplo, é possível que as situações familiares desempenhem um papel importante na sua vida, portanto, ele pode perguntar sobre sua história familiar e sua situação familiar atual.
Quais são seus sintomas atuais?
Além de saber a razão pela qual procurou a terapia, o terapeuta vai tentar descobrir como esse problema pode estar interferindo na sua vida.
Por exemplo, o terapeuta gostará de saber se o problema pode estar causando dificuldade no trabalho, no casamento, nos estudos, ect.
O terapeuta irá utilizar esta informação para entender melhor o que está acontecendo com você. E, embora ele possa elaborar uma hipótese sobre o que está acontecendo no final da sua primeira visita, é mais provável que um diagnóstico leve mais algumas sessões.
Mas não basta sentar lá. A terapia é um esforço de equipe. Cada um dos participantes desse time tem um papel importante!
Você vai tirar maior proveito das suas sessões se você estiver disponível e aberto para mudanças e para o auto conhecimento.
Muitos dos terapeutas são treinados para fazer as perguntas certas, mas eles não poder ler a sua mente.
O terapeuta pode fazer o seu trabalho de forma mais eficaz se você responder as perguntas aberta e honestamente.
Prepare-se.
Antes de chegar à sessão, tente descrever “o que está errado”, assim como seus sentimentos sobre o seu problema.
Uma maneira de se preparar é anotar as razões pelas quais você está procurando ajuda. Faça uma lista e , em seguida, leia em voz alta.
Ouvir-se falando sobre o seu problema pode ajudá-lo a descrever as coisas de forma mais clara para o terapeuta.
Faça perguntas. Quanto mais você compreender a terapia e como ela funciona, mais confortável você vai se sentir.
Tire suas dúvidas sobre o processo terapêutico, sobre o terapeuta, sobre a formação do mesmo e tudo mais que surgir. Peça ao terapeuta que repita qualquer coisa que você não tenha entendido. Seja aberto e honesto sobre seus sentimentos. Muita coisa vai passar por sua cabeça durante esta primeira sessão.
Ouça as suas próprias reações e sentimentos e sinta-se livre para compartilhar com o terapeuta. É possível aprender muito a partir de pensamentos e sentimentos que surgem durante a própria sessão!
Enfim...
Certifique-se de ir para a sua primeira sessão com expectativas realistas.
A terapia não é uma solução rápida para o seu problema, e sim um processo.
Com algum esforço de sua parte e uma forte relação com seu terapeuta, ela pode ser um instrumento eficaz para redirecionar sua história e leva-lo à uma vida rica e plena.