
Voltar: Conheça +
Ir para Página inicial
Porque buscar ajuda com um psicólogo clínico?
Quando algo não vai bem, incomoda, machuca, persiste e não encontramos recursos suficientes em nós mesmos para compreender e enfrentar a situação que está afetando ou impedindo o andamento saudável de nossa vida, é o sinal de que necessitamos buscar um auxílio psicológico profissional.
A procura pelo auxílio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, orientações e esclarecimentos, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento. Assim como um médico trata do problema físico, o psicólogo trata do problema psicológico, dos comportamentos disfuncionais e das dores emocionais.
Mas que dores são essas?
Angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, que desencadeiam inquietações e sentimentos negativos que dificultam ou, até mesmo, impedem o desenvolvimento saudável da vida da pessoa que sofre por não saber lidar com elas.
Existem muitas pessoas que se sentem mal frequentemente, não conseguindo levar bem suas vidas, mas preferem mascarar seu sofrimento e esperar que ele passe por si só. Pensam que nada podem fazer a respeito, mesmo sentindo-se infelizes e inadequadas; querem falar e não sentem que estão realmente sendo ouvidas ou compreendidas pelas pessoas de seu convívio.
Por vezes não se percebem irritadas, agredindo verbalmente familiares e companheiros. Alguns se calam, preferem se isolar.
Existe também quem passa a se entorpecer com álcool e drogas (licitas ou não) ou os que podem se engajar em comportamentos viciantes como, por exemplo, a utilização exagerada e inapropriada de jogos, comida, da atividade sexual ou de comportamentos de alto risco para si e para os outros.
O psicólogo vai escutá-lo e ajuda-lo a identificar suas dificuldades e necessidades, a refletir a respeito delas e de suas causas criando meios para tratar estes conflitos gerando, assim, modificações positivas em sua vida, favorecendo atitudes que gerem segurança e bem-estar.
Infelizmente, o preconceito mistura-se com a ignorância, fazendo com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico (psicoterapia).
Participar deste processo ainda é considerando ”coisa de louco“ quando, na realidade, a alienação de si mesmo, ou seja, não buscar o autoconhecimento é o que gera grandes conflitos psíquicos.
Lembre-se que procurar ajuda com um psicólogo é um sinal de coragem e maturidade e não de fraqueza, como muitos acreditam.